atendimento@samaesombrio.com.br
(48) 3533 5275
2ª Via da Fatura


Atuação


CAPTAÇÃO DA ÁGUA

Atualmente o abastecimento de água do município de Sombrio é de responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). O município capta água bruta através de manancial superficial, na lagoa de formação natural, conhecida como Água da Guarita. Água bruta que é captada através de Bombas Auto Aspirantes de Sucção e é conduzida até a ETA por bombeamento através de adutora de 250 mm. Para evitar interrupções na captação de água o SAMAE possui dois conjuntos de moto-bombas. Ambas são utilizadas em sistema de rodizio.


TRATAMENTO DA ÁGUA

Antes de ser distribuída para as residências do município a água passa por um processo de tratamento que a torna apta para o consumo humano sem o risco de transmitir doenças. O SAMAE conta com um laboratório próprio na estação de tratamento de água que serve para que seja realizado diariamente teste de qualidade. Além das análises diárias realizadas no laboratório, o SAMAE tem contratado laboratório externo para análises com periodicidade mensal e semestral, cujas amostras são coletadas em pontos distintos.
O tratamento de água ocorre em etapas e envolve processos químicos e físicos. A seguir as etapas realizadas na ETA de Sombrio.   

COAGULAÇÃO - Na etapa de coagulação, o primeiro produto químico adicionado a água bruta é o sulfato de alumínio, este produto entrará em contato com a água agindo como um coagulante Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água. 

FLOCULAÇÃO- Em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. 

DECANTAÇÃO- Por ação da gravidade, nos tanques de decantação os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

FILTRAÇÃO- Os filtros são tanques compostos por camadas de pedras, cascalhos, areia e carvão. Na filtração os flocos que não foram removidos na etapa de decantação serão retirados. 

DESINFECÇÃO- Na desinfecção é utilizado cloro gás (Cl2), o cloro é utilizado como desinfetante.

FLUORETAÇÃO- Na fluoretação é adicionado o produto químico flúor, responsável pelo declínio de cáries dentárias. 


   * DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA

A água potável produzida na Estação de Tratamento-ETA é distribuída por uma adutora e rede de distribuição.Toda a distribuição é realizada pela força da gravidade.