atendimento@samaesombrio.com.br
(48) 3533 5275
2ª Via da Fatura


Sobre o SAMAE


Nossa História

O sistema de abastecimento de água na cidade de Sombrio era administrado pelo órgão governamental chamado CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) onde foi concedido a serviço do Município de Sombrio por 30 anos.

Devido a uma iniciativa judiciária Municipal conforme a lei nº 1114 de 07 de Abril de 1997 com alterações pela lei nº 1574 de 26/04/2006, no dia 13 de Julho de 2007 os serviços de água e esgoto passaram a ser administrados pela autarquia SAMAE de Sombrio que desde então se tornou a grande responsável pela prestação de serviços em abastecimento de água e 6 tratamento de esgoto no Município de Sombrio.

 

MISSÃO
 
Atender a plena satisfação dos nossos clientes para que a instituição seja referencia no setor de saneamento básico.

VISÃO
 
Gerir com transparência e excelência os serviços de saneamento básico dentro da instituição sob os princípios da legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade.

PRINCÍPIOS E VALORES
 
Oferecer serviços de saneamento básico com qualidade para a população Sombriense, contribuindo com a qualidade de vida dos munícipes, garantindo um meio ambiente seguro para estas e as futuras gerações.

SUSTENTABILIDADE

A água é um patrimônio da humanidade, é o combustível para todos os ecossistemas e sociedades humanas, devendo ser compartilhada com as gerações atuais e futuras que habitam as bacias hidrográficas e suas fronteiras. A preocupação em sua preservação é crescente pois este bem natural, afinal, água com boa qualidade e suficiência gera riquezas, desenvolvimento e propicia vida saudável.
 
   Grande parte das doenças hoje existentes no mundo são causadas pelos serviços deficientes de saneamento básico, evidenciando a importância do tratamento da água e sua distribuição universal. Além disso, é necessário eliminar a idéia de que a água é um bem infinito e que a renovação natural e o volume dos recursos hídricos por si só têm a capacidade de autodepuração. A educação e a participação da população são fundamentais, já que “isso aumentaria o senso de responsabilidade das pessoas para com o estado do meio ambiente e lhes ensinaria a controlá-lo, protegê-lo e melhorá-lo”.
 
   A Samae entende que para o tratamento de água, a qualidade da água bruta tem papel fundamental na qualidade do produto final, Quanto mais poluída for a fonte, mais complexo será o tratamento e mais elevado será  o custo do produto final. Uma estação de tratamento de água e esgoto não deve apenas priorizar a obtenção de um produto final de boa qualidade, mas também é de vital importância a preocupação com a manutenção e preservação do ambiente onde esta se localiza. Por ter esta preocupação o SAMAE Sombrio, desenvolve palestras, gincanas visando passar as pessoas ensinamentos sobre como cuidar da nossa água.
 
Realiza manutenções preventivas, como a troca de todos os filtros da estação de tratamento, para garantir uma água de qualidade nas casas.