atendimento@samaesombrio.com.br
(48) 3533 5275
2ª Via da Fatura


Informações ao Consumidor


Perguntas e Respostas
  • Por que a água após uma manutenção na rede pública tem sua qualidade reduzida?

    A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com a concessionária.

  • Por que é importante ter uma caixa d'água em minha casa?

    O SAMAE Sombrio trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na rede pública, fecham-se os registros e áreas são isoladas. Deste modo, até terminar a operação de manutenção, realizar a descarga de água necessária e novamente preencher as tubulações pode levar algumas horas e sendo assim, sem caixa d’água os clientes ficarão sem água para execução de suas atividades cotidianas.  Ainda, a existência de caixa d’água em residências esta previsto no código de obras do município.

  • Por que minha água está branca?

    Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio, na forma de gás-cloro, e este não gera alterações na cor da água. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição que reage com o oxigênio presente na água conferido a mesma esta coloração. Após alguns segundos, a água volta a ficar transparente. Quando isso ocorrer, faça o teste, encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal.

  • O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?

    Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.

  • O que é água potável?

    A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e bacteriológica.

  • O que preciso para fazer a ligação de água?

    Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos: (original e cópia que ficara arquivada no junto ao cadastro)

    •    Documento de identificação com foto e CPF do morador (Obrigatório);

    •    Contrato de compra e venda ou escritura do terreno, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo (Obrigatório);

    •    Informações quanto à localização e descrição do imóvel;

    •    Se possível, levar uma conta de água do vizinho mais próximo, confirmando que passa rede de água no local;

    •    Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ;

  • Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?

    No site do SAMAE Sombrio você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.

  • O que é uma certidão negativa de débito?

    É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.

  • O que é hidromêtro?

    O hidrômetro é o aparelho instalado pelo Samae para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
    Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
    Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
    IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.

  • Quais as etapas do tratamento da água que o SAMAE Sombrio executa?

    O sistema de tratamento de água do município de Sombrio consiste nas seguintes etapas:Captação: a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema.

    Coagulação: visa aglomerar essas partículas, aumentando os seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de sulfato de alumínio (líquido), sendo agitada rapidamente. Esses materiais fazem as partículas se juntar.

    Floculação: a água é agitada lentamente, para favorecer a união das partículas de suspensas, formando os flocos. Em solução alcalina, o sulfato de alumínio e sulfato ferroso líquido reagindo com íons hidroxila, resultando em polieletrólitos de alumínio e hidroxila (policátions) com até 13 átomos de alumínio. Esses polieletrólitos de alumínioatuam pela interação eletrostática com partículas de argila carregadas negativamente e pelas ligações de hidrogênio devido ao número de grupos OH, formando uma rede com microestrutura porosa (flóculos).

    Decantação: a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água. O lodo decantado é descartado no rio da Laje, que deságua na Lagoa do Sombrio. O ideal é que ele seja transformado em adubo, ou destinado para aterros sanitários.

    Filtração: A água já decantada passa por um filtro de cascalho/areia/antracito (carvão mineral), onde vai se livrando dos flocos que não foram decantados na fase anterior e de alguns microrganismos.

    Cloração: A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe gás cloro, que mata os microrganismos. Na água, o cloro age de duas formas principais: a) como desinfetante, destruindo ou inativando os micro-organismos patogênicos, algas e bactérias de vida livre; e b) comooxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes.

    Correção do PH: é aplicada na água certa quantidade da cal hidratada. Esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a adutora de água tratada.

    Fluoretação: A água tratada ainda recebe o flúor, que ajuda a prevenir a cárie dentária.

    Reservação: A água tratada é armazenada em um reservatório antes da distribuição. Esses reservatórios sempre são instalados nos locais mais altos das cidades.